Aloha! Bem vindo à Hawaii Surf Point! A melhor loja de surf, skate e esportes de ação da Baixada Santista.

TOP
Como melhorar a remada no surf

Como melhorar a remada no surf?

Como está sua remada no surf? Será que você dá a devida atenção para esse quesito que é o pilar da prática esportiva?

A remada é para o surf o que o equilíbrio é para o slackline. Um surfista chega a ficar 80% do tempo dentro da água, remando no encalço de ondas ou fugindo do quebra-coco. Tudo gira em torno desse exercício, que é sua primeira e mais importante manobra.

A pior sensação do mundo para os surfistas é remar e não pegar a onda desejada ou não conseguir chegar a tempo para o drop, não é verdade? O clássico ato de nadar e morrer na praia — e isso se dá pela falta de preparo e condicionamento físico.

Pensando em contribuir para melhorar a sua performance no mar, nós vamos dar dicas sobre os pontos mais relevantes para refinar o movimento de remada. Abordaremos resistência, fôlego, equilíbrio, velocidade e, ainda, a maneira correta de se posicionar na prancha. Ficou interessado? Então acompanhe!

A importância do posicionamento na prancha

Para garantir um desempenho melhor da sua remada no surf, nós precisamos começar do basicão, certo? Pois bem, assim sendo, iniciaremos com a postura correta em cima de uma prancha.

É isso mesmo! E nem vem com esse caô de que você sabe como se posicionar, afinal, o que mais vemos no litoral é surfista cometendo os mesmo erros, como:

  • bico da prancha apontado para cima: acontece quando você deixa o corpo demais na rabeta, passando longe do que é preciso. Esse equívoco vai atrapalhar seu movimento de remada e impedir que você ganhe velocidade;

    via GIPHY

  • bico da prancha dentro do mar: mais um erro recorrente é o de pessoas se posicionando muito em frente à prancha. Essa falha pode prejudicar a sua mobilidade dentro da água.

    via GIPHY

O ideal é manter o corpo parcialmente deitado no centro da prancha, de modo que você consiga sentir o deslize e a flutuação pelo mar, de forma bem natural. Mas lembre-se que o lance é realmente posicionar o corpo de forma cool, portanto, não se jogue na prancha de qualquer maneira, mesmo que você seja só um freesurfer.

Quando você já estiver levemente deitado na prancha, encaixe a lombar e mantenha a coluna esticada. Em seguida, levante o peito e a cabeça. Assim, ganhará uma visão mais privilegiada do horizonte.

Os braços devem ficar bem esticados na hora do exercício, por isso, leve-os até a ponta do bico, um de cada vez. Na verdade, é como se você estivesse executando o nado Crawl em cima da prancha.

Por último, certifique-se de manter as suas mãos em formato de concha. Desse modo, a remada ganha mais rapidez e pressão. Já as pernas devem ficar fechadas e compactadas. Exercer o movimento com as pernas abertas vai levá-lo ao desequilíbrio e lentidão — tudo o que você não quer.

A necessidade do exercício aeróbico e funcional

Remanda no surf - Exercício aeróbico e funcional

A parada é essa, exercício aeróbico. Brother, se você quer ser um surfista pro em vez de ser mais uma boia no mar, é hora de começar a preparar esse físico para suportar longos períodos no mar, sem que a qualidade do exercício caia.

Pedalada, corrida e procedimentos aeróbicos são muito benéficos para a evolução da sua remada no surf. Claro que atingir um bom nível de resistência e fôlego não é fácil, e nós sabemos disso.

No entanto, o treino cardiovascular periódico vai trazer uma condição mais favorável na hora em que você praticar o esporte. Quanto mais exercício fizer, mais condicionado ficará seu corpo, elevando particularidades, como energia, força e explosão durante a atividade física.

O propósito dos exercícios é trabalhar o corpo como um todo, não só a respiração. Nosso organismo funciona em conjunto, e assim devem ser os treinos. O que vai diferenciar um do outro são pontos específicos de trabalho muscular, mas, em geral, o objetivo é qualificar o seu corpo por inteiro.

Considerando que o ideal é exercitar o corpo todo, nós mergulhamos exatamente no treino funcional/musculação. Nesse tipo de prática, buscamos o fortalecimento das musculaturas que são mais usadas no movimento de remada.

Músculos, como ombros, braços, costas, abdômen e pernas devem receber atenção especial. Procure praticar exercícios de força e alta intensidade pelo menos 3 vezes por semana, assim, você notará que aquela sensação de fadiga após 2 drops vai desaparecer aos poucos.

A remada certa para dropar

Em dias que o mar bomba, com que frequência você remou em direção a uma onda gigante e acabou tomando aquele caldo? Certamente, muitas vezes. É natural, acontece. Porém, se esse fato se torna rotineiro, significa que algo está errado.

Caso sua prancha não tenha problemas e é adequada para sua categoria, o erro pode estar novamente na remada. E se você é do time que usa o mesmo posicionamento para qualquer tipo de situação, saiba que o movimento para realizar o drop é diferente.

Há poucas mudanças, mas todas são indispensáveis para interromper essa sua maré de caldos. O primeiro passo é sempre manter a coluna esticada e, no momento certo do drop, descer o peito até a prancha de surf, fazendo um pouco de força para baixo.

via GIPHY

O seu queixo também deve estar apoiado na prancha para ganhar mais velocidade. Ao mesmo tempo, bata os braços com agilidade para alcançar o mesmo ritmo da onda. Se conseguir sincronizar todos os movimentos, sua glória será certeira e os seus dias de prego terão acabado.

O valor do treino para uma boa remada no surf

O lifestyle que o surf proporciona é apaixonante, prazeroso e muito charmoso. O esporte, além de ser bem-visto, traz com ele o privilégio do contato direto com a natureza. O encantamento com essa prática desportiva é quase inevitável.

Mesmo surfistas de fim de semana sabem como o surf é fascinante, leve e relaxante, assim como todo hobby dever ser. Contudo, para que você consiga extrair o máximo do esporte, é imprescindível a preparação física e bastante treino.

Caso você não queira ser mais um maroleiro no meio do mar, cuide do equipamento mais valioso que tem. Seguindo nossas dicas, certamente verá uma melhora significativa em seus atributos, principalmente na remada no surf.

Invista em você, no seu material, pois só assim atingirá um resultando invejável. E, se seu plano é realmente esse, confira também o nosso post sobre como surfar melhor e aperfeiçoe suas habilidades!

Faça parte do nosso exclusivo Club de Promoções!

You don't have permission to register